Proj.Extensao

JOVENS EMPREENDEDORES


Em nosso projeto você pode participar, por exemplo, das seguintes formas:

  • apoiar empreendedoras/es com conhecimentos em suas áreas de interesse, tais como Administração, Economia, Contabilidade, Mídias Digitais, Propaganda e Marketing, Softwares de Produção (Excel, Word, Power Point, Project, Zoom, etc.), Design, Computação, produção de imagens e vídeos, etc.. Com isso você estará contribuindo com o desenvolvimento dos negócios das/os empreendedoras/es.

  • apoiar a realização de cursos e eventos, atuando no planejamento, organização, divulgação, execução, etc. Com isso você estará contribuindo para o desenvolvimento de eventos voltados a empreendedoras/es.

Em nosso projeto temos 2 atividades. Você pode participar da ATIVIDADE 1 ou da ATIVIDADE 2 ou de ambas, simultaneamente:

 

ATIVIDADE 1 - Apoio a mulheres empreendedoras da periferia. Nesta atividade as ações são realizadas através da organização ASPLANDE, que pode ser visitada em  http://www.asplande.org.br/programas-e-projetos/ e congrega as empreendedoras. A comunicação se dá através de um grupo WhatsApp divulgado aos inscritos.


ATIVIDADE 2 - Apoio a empreendedoras/es individuais ou microempreendedoras/es ou empreendedoras/es informais. Nesta atividade as ações são orientações e desenvolvimento de projetos para pequenos negócios, sem custos para as microempresas ou empresários individuais apoiados. Áreas de atuação: desenvolvimento de novos negócios, marketing e vendas, operações, planos estratégicos, orientações em economia e finanças, gestão de pessoas, etc. 

Resumo do Projeto

As informações sobre essas duas atividades acima podem ser solicitadas via e-mail   prof.helios.ufrj@gmail.com.  As duas atividades não têm dia nem horário fixos para participação, não há carga horária semanal mínima, cada aluno atua de acordo com sua disponibilidade e interesse. SIGA é nosso ambiente acadêmico, no qual você deve se inscrever para poder participar das atividades do projeto, receber certificações e ter carga horária de extensão lançada no Histórico Escolar.   

Se interessou? Então se inscreva via SIGA em nosso projeto.

Resumo das Ações do Projeto

Trata-se de projeto coordenado pelo Prof Helios Malebranche, tendo como coordenador adjunto o Prof Andre Barcaui e supervisão geral da Profa Ana D’Arc. Também participam os Profs Carlos Navarro/UFRJ, Paulo Cesar L. Pereira/UFRJ e Ivando Faria/UFF. O objetivo geral é apoiar a transformação de ideias de empreendedores em projetos sustentáveis. Como ilustração desse fato, pode ser citada a pesquisa “Perfil do Jovem Empreendedor Brasileiro” (www.conaje.com.br), onde é revelado que 86% desses jovens não se prepararam para empreender, 30% possuem dificuldades de gestão financeira, 27% dificuldades em gestão de pessoas, 25% dificuldades em planejamento e 12% em marketing. O projeto Jovens Empreendedores visa, mediante articulação entre a comunidade acadêmica da UFRJ e a sociedade, realizar um trabalho de transformação social, promovendo apoio a empreendedores no planejamento, desenvolvimento e gestão de seus projetos. Os alunos vinculados ao projeto irão interagir principalmente com projetos em estágio inicial, terão acesso a materiais avançados de treinamento e participarão de eventos e reuniões com empreendedores e mentores experientes, juntamente com os empreendedores. Os alunos informarão seus perfis, habilidades e interesses, de modo que os conectaremos a eventos, programas e as demandas de empreendedores. Os alunos terão acesso a treinamentos e ferramentas fundamentais para um suplemento de qualidade para sua formação.

Objetivos do Projeto

Os objetivos são: promover junto a alunos da Universidade e empreendedores debates sobre empreendedorismo e gestão empresarial; orientar os empreendedores na condução do seu negócio; auxiliar a integração social dos alunos por meio do assessoramento aos empreendedores, que estarão capacitados para gerar emprego e renda; e fomentar, mediante debates com especialistas em gestão e temas conexos, contando com a participação de professores da UFRJ, estudantes da UFRJ (principalmente do Curso de Administração) e público externo (organizações formais e grupos comunitários) interessado na temática de gestão, de modo a formar pessoas autônomas capacitadas a planejarem ações que promovam transformações significativas na sociedade; oferecer programas de desenvolvimento de competências necessárias à criação e gestão de empresas inovadoras; Elaborar pesquisas capazes de promover a integração ensino-pesquisa-extensão, considerando os esforços conjuntos dos docentes.

Outras Informações

Atividades previstas para os estudantes

Os alunos vinculados ao projeto irão interagir com mulheres empreendedoras da periferia e outros empreendedores. Terão acesso a materiais de treinamento e participarão de eventos e reuniões com empreendedores e mentores experientes, juntamente com os empreendedores. Os alunos informarão seus perfis, habilidades e interesses, de modo que os conectaremos a eventos, programas e as demandas de empreendedores(as). Os alunos terão acesso a treinamentos e ferramentas fundamentais para um suplemento de qualidade para sua formação. O relacionamento entre Coordenador, alunos e público alvo será semanal.

Relação com outras áreas do conhecimento e outras profissões (interdisciplinaridade e interprofissionalidade)

As ações previstas nessa proposta envolvem conhecimentos multidisciplinares ou típicos de diversas áreas profissionais. Não há restrições quanto a áreas de colaboração ou tipos de empreendimentos. Essas ações, de um modo geral, envolvem ações tais como: desenvolvimento planos estratégicos para empreendimentos nas mais diversas áreas do conhecimento; planejamento financeiro e de investimentos das mais diversas naturezas; apoio na preparação de planos e análises de negócios diversos; apoio ao gerenciamento de projetos de empreendedores; palestras e oficinas nas quais os alunos atuarão na organização, como também aproveitarão os conteúdos; discussões sobre ferramentas de apoio à gestão dos empreendimentos. Espera-se também, ao mesmo tempo, fortalecer o senso crítico da comunidade universitária e do público externo acerca da necessidade de se criar novas estratégias de integração e de crescimento desses empreendedores, articulando novas oportunidades, gerando empregos e promovendo o desenvolvimento econômico e social do Estado do Rio de Janeiro. Como áreas do conhecimento próximas à Administração, que serão abrangidas pelo projeto, podemos citar Contabilidade, Economia e Direito.

Impacto e transformação social pretendida

O projeto tem forte impacto no público atendido, certamente promovendo a transformação social. Isso porque, como dito, é um projeto gerador de crescimento econômico do RJ, que depende muito da iniciativa de empreendedores. Como promoverá uma intensa articulação entre empreendedores e a comunidade acadêmica da UFRJ, haverá transformação social via apoio técnico aos empreendedores, principalmente nas etapas de planejamento, desenvolvimento e gestão de seus projetos. A principal atuação será junto a empreendimentos em estágio inicial, que são organizações em estágio embrionário com fortíssima capacidade de rápido e elevado crescimento. Os participantes terão acesso a treinamentos e ferramentas fundamentais para o desenvolvimento de seus negócios em fase inicial. Essas empresas, em estágio mais maduro, serão importantes geradoras de empregos. O impacto é especialmente forte pois o crescimento econômico do RJ depende muito da geração de novas empresas. O projeto Jovens Empreendedores visa realizar um trabalho de transformação social através do apoio técnico a empreendedores no desenvolvimento de suas empresas nascentes. E isso em qualquer área da Economia, pois a proposta não faz distinção entre o ramo de atuação do empreendimento. Os alunos vinculados ao projeto irão interagir principalmente com empreendimentos em estágio inicial, apoiando-as nem sua impulsão.

Diálogo e a troca de saberes da Universidade com o público atendido

O diálogo entre os alunos executores do projeto e o público atendido, composto por empreendedores será intenso, pois o objetivo do projeto é transformar os empreendimentos através de intenso relacionamento entre eles. A entrega de conhecimentos específicos dos alunos aos empreendedores é clara, pois a eles levarão seus conhecimentos formais adquiridos na Universidade. O caminho inverso, a entrega de conhecimentos do público atendido se dará pela entrega da vivência prática dos empreendedores aos alunos, com formação basicamente acadêmica. Haverá intensa articulação entre a comunidade acadêmica da UFRJ e a sociedade empreendedora, realizando-se assim um trabalho de forte transformação social via apoio técnico acadêmico a empreendedores com conhecimentos práticos em busca de desenvolvimento de seus projetos. Os alunos vinculados ao projeto irão interagir principalmente com empreendimentos em estágio inicial e juntos, alunos e empreendedores, terão acesso a treinamentos e participarão de eventos.

Relação entre ensino, extensão e pesquisa (indissociabilidade ensino, pesquisa e extensão)

A articulação ensino-pesquisa-extensão é realizada aproximando a competência acadêmica de nossos alunos à vivência dos empreendedores. O projeto constrói com os alunos e o público atendido uma estreita relação teoria-prática na construção de novos conhecimentos (modelo em espiral): teoria posta em prática, gerando a construção de novos conhecimentos que, sendo colocados em prática, geram novos conhecimentos e assim sucessivamente, metodologia denominada “Pesquisa-Ação”. Em outras palavras, o projeto articula teorias com pesquisas de campo, construindo novos conhecimentos e propostas de mudanças, apoiando empreendedores na criação e gerenciamento de negócios inovadores. O projeto contempla as três dimensões: (1) ENSINO - o corpo docente, discente e demais atores participarão de cursos, palestras e grupos de discussão a fim internalizar e ampliar conhecimentos; (2) PESQUISA - os temas ministrados e internalizados funcionarão como molas propulsoras de pesquisas a serem desenvolvidas, que construirão novos conhecimentos a serem ministrados em cursos, palestras, fórum de discussão e workshops; e (3) EXTENSÃO - os conhecimentos adquiridos de fontes primárias ou secundárias serão os “insumos” para os processos de planejamento, execução, monitoramento e controle dos projetos voltados aos empreendedores que buscam capacitação e apoio para tornarem tangíveis suas ideias inovadoras.

Impacto na formação do estudante

A formação do estudante é fortemente impactada na medida em que estará em contato direto e participando de estudos empíricos que servirão de forte inspiração e complemento a suas atividades acadêmicas. O aluno estará em contato com outros saberes, originados por práticas não acadêmicas. Na aproximação das competências de alunos e empreendedores nossos alunos irão complementar seus conhecimentos universitários. O projeto Jovens Empreendedores irá construir com os alunos e demais participantes do projeto uma estreita relação teoria-prática na construção de novos conhecimentos. Em outras palavras, o presente projeto de extensão propõe articular teorias com pesquisas de campo, visando construir novos conhecimentos e propostas de mudanças, transformações e aperfeiçoamento no complexo processo de apoiar empreendedores na criação e gerenciamento de um negócio inovador, que futuramente tenha valor percebido pela sociedade e atenda às demandas sociopolíticas do Estado do Rio de Janeiro. O corpo discente participará de cursos, palestras e grupos de discussão, internalizando e ampliando conhecimentos sobre temas diversos e relevantes. Os temas ministrados e internalizados funcionarão como molas propulsoras de pesquisas a serem desenvolvidas, que construirão novos conhecimentos a serem ministrados em cursos, palestras, fórum de discussão e workshops; e a serem difundidos no meio acadêmico através de publicações de cunho científico.

Público externo

O público da ação é composto por empreendedores de diversas qualificações, que receberão apoio para desenvolver seus projetos por alunos preferencialmente, mas não exclusivamente, vinculados ao Curso de Administração da UFRJ coordenados por professores vinculados ao Departamento de Administração da UFRJ. Os alunos participantes da equipe executora serão selecionados por meio de análise do desempenho acadêmico via histórico escolar e entrevistas, visando identificar competências adequadas às diversas atividades previstas e potencial de contribuição ao projeto. Organizações e grupos comunitários poderão ser envolvidos, considerando suas possibilidades de colaboração com o projeto. Professores da UFRJ poderão participar do projeto atuando em colaboração com a coordenação do mesmo, apoiando os alunos em suas atividades. As atividades serão desenvolvidas com o apoio de organizações não governamentais que puderem aderir ao projeto colaborando efetivamente na ampliação e no relacionamento com o público da ação, composto principalmente por empreendedores em estágio inicial. 

Metodologia

A metodologia tem duplo objetivo: (1) ação objetivando transformações; e (2) investigação visando aumentar a compreensão. O ciclo básico da investigação-ação tem quatro fases: (1) planejar melhoria da prática; (2) implementar a melhoria planejada; (3) monitorar os efeitos da ação; e (4) avaliar os resultados da ação. Algumas atividades do campo da prática consistem em: realizar estudos de viabilidade, desenvolver planos de negócio; avaliar recursos humanos; lidar com conflitos interpessoais; controlar custos, dentre outros. Já de investigação: identificar metodologias adequadas para gerenciar projetos; buscar soluções para qualidade, controle do orçamento e cronograma dos projetos, entre outras. Caberá ao corpo docente orientar, ministrar treinamentos; coordenar fóruns de discussão; selecionar projetos; acompanhar o trabalho dos alunos; e interagir com os empreendedores. As atividades do corpo discente serão: dar suportes às atividades dos docentes; levantar informações; organizar e participar dos fóruns de discussão e workshops; acompanhar o planejamento e implantação dos projetos; etc. Os alunos e os projetos dos empreendedores serão avaliados por discussões semanais; avaliação nos treinamentos; avaliação de satisfação; e relatórios de lições aprendidas. As atividades dos alunos envolvidos será de 300h, podendo este prazo ser reduzido em função das disponibilidades dos alunos.

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Helios Malebranche