Apoio a Empreendedores da Periferia
A inscrição no projeto de extensão é exclusivamente via SIGA, onde constam as informações básicas sobre o projeto. Seguem informações suplementares:
ATIVIDADES PREVISTAS PARA OS ESTUDANTES - Os estudantes entrarão em contato com empreendedores e identificarão suas necessidades e demandas por conhecimentos específicos. Essas necessidades podem ser supridas de imediato com base nos conhecimentos adquiridos durante o Curso de Administração. Ou poderão ser encaminhadas aos professores envolvidos no Projeto. Os estudantes acompanham as implementações. DIAS DA SEMANA E HORÁRIOS - O horário de atuação é livre. Como o projeto tem carga horária total de 300h, estima-se que o aluno participará do projeto por 8 meses (2 períodos letivos). TIPOS DE APOIO A EMPREENDEDORES - O estudante poderá atuar em: idealização ou proposição de atividades; planejamento de atividades; execução de atividades, treinamentos ou reuniões; ou, ainda, análise de problemas ou situações juntamente com os empreendedores. MODALIDADES DE ATUAÇÃO - O estudante poderá atuar em apoio a micro ou pequenas empresas, a empreendedores individuais (informais ou não), a futuros empreendedores (desenvolvimento de negócios), ou, ainda, apoiar associações voltadas a empreendedores da periferia. RELATÓRIOS DE ATIVIDADE - Mensalmente o estudante apresentará relatório de atividades informando o tipo de apoio a empreendedores, dados dos empreendedores apoiados e seu aprendizado durante a atuação no projeto, aprendizado este que contribua com sua formação de administrador.
Resumo da ação - Apoio a empreendedores, prioritariamente mulheres da periferia, orientando-os na criação, no desenvolvimento e na ampliação de suas atividades. O apoio será em áreas clássicas da Administração: Administração Geral, Orçamento e Finanças, Estratégia Empresarial, Marketing, Gerenciamento de Projetos, etc.
Objetivos da Ação - Apoiar a empreendedores em suas atividades, prioritariamente mulheres da periferia, orientando-os na criação, no desenvolvimento e na ampliação de suas atividades. O apoio será em áreas clássicas da Administração: Administração Geral, Orçamento e Finanças, Estratégia Empresarial, Marketing, Gerenciamento de Projetos, Contabilidade, Economia, etc. Esse apoio será realizado com orientação docente, ampliando a capacitação dos estudantes envolvidos.
Como a ação se relaciona com outras áreas do conhecimento e outras profissões (interdisciplinaridade e interprofissionalidade) - Os alunos de Administração terão contato com outras áreas do conhecimento e outras profissões, principalmente Contabilidade e Economia. Adicionalmente, no apoio a empreendedores irão adquirir conhecimentos sobre atividades profissionais outras, envolvidas nos diversos campos de atuação dos participantes externos envolvidos.
Impacto e transformação social pretendidos - Os empreendedores da periferia geralmente carecem de conhecimento formal e apoio para o desenvolvimento de suas atividades. Um contingente importante atua informalmente. Por meio deste projeto, receberão apoio de nossos estudantes, inclusive na formalização de suas atividades, sempre com supervisão docente.
Como a ação promove o diálogo e a troca de saberes da Universidade com o público atendido (interação dialógica) - A transferência de conhecimento de nossos estudantes, sob coordenação docente, aos empreendedores envolvidos está descrita nos itens anteriores. Por outro lado, nossos estudantes receberão conhecimentos práticos relativos ao desenvolvimento de negócios, advindos da interação com os empreendedores.
Como a ação estabelece a relação entre o ensino, a extensão e a pesquisa (indissociabilidade ensino, pesquisa e extensão) - Ensino: como apoio docente os estudantes irão adquirir conhecimento para atuarem no apoio aos empreendedores. Extensão: naturalmente, por se tratar de projeto de extensão, haverá apoio à Sociedade integrada pelos empreendedores. Pesquisa: os estudantes farão levantamentos junto aos empreendedores envolvidos, avaliando dados socioeconômicos dos mesmos, áreas de atuação, resultados dos empreendimentos, base de clientes, etc.
Impacto na formação do estudante - O estudante participante da equipe da ação complementará os conhecimentos adquiridos em sala de aula através de uma vivência prática, atuando diretamente junto a empreendedores apoiados.
____________________________________